Numa primeira parte da visita, assistimos a uma palestra onde nos foram dados os conceitos básicos de "polímero" e também a conhecer melhor o curso de Engenharia de Polímeros.
De seguida, fomos ver um dos laboratórios de investigação, o Laboratório de Caracterização Química, onde percebemos como identificar um composto a partir da sua composição e dos respectivos espectros.
Por último, visitamos o Laboratório de Processamento onde existem várias máquinas, cada uma delas processando polímeros através de duas maneiras: extrusão ou injecção.
A primeira máquina que vimos baseava-se na formação de garrafas de plástico, onde o plástico ainda quente e numa estado viscoso era inserido num molde, sendo sujeito a uma grande pressao de ar e rapidamento arrefecido, ganhando assim a forma da garrafa.
Máquina de fabricar garrafas de plástico
Por último, visitamos a máquina de injecção a partir da qual o polímero é injectado num determinado molde onde ganha forma deste. Nesta última deu para ficar com a ideia do investimento envolvido em torno deste departamento e as várias componentes com o qual está ligado, desde a medicina, a indústria automóvel, etc...
João Salgado, João Monteiro, Rita Guerreiro
Grupo 4
Grupo 4
Sem comentários:
Enviar um comentário